terça-feira, 29 de outubro de 2013

Experiência como Tutor: Desempenho e Desafios!


UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01+ Atividade de Blog  - Descrição da primeira experiencia como tutor na EaD
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Tulio Italo da Silva Oliveira
Data: 29/10/2013


Experiencias são sempre importantes para o nosso crescimento. Quando iniciei os trabalhos na EaD, após de ter concluído o curso de formação inicial, comecei a traçar metas para obter resultados satisfatórios, embora a primeira vez como tutor sempre é difícil devido a responsabilidade e de saber que pode se deparar com situações incomuns para você (sendo que para os tutores veteranos já se torna comum) e o grande desafio de tentar superar.

Os primeiros polos que iniciei foram Quixeramobim e Jaguaribe, sertão do Ceará. As viagens, distancia, tempo de chegada e de ministração da aula foram os primeiros desafios, que ao longo do semestre foram sendo contornados. Em termos de pratica discente o tutor se depara com desafios diferentes aos enfrentados durante um curso presencial. A dificuldade de acompanhar a disciplina por falta de base e conceitos fizeram com que eu pudesse entender e , assim, buscar esforços para lidar com as situações.

Em termos de adequação educacional, mesmo conhecendo e sabendo usar as novas tecnologias de comunicação, os alunos ainda não estão totalmente adaptados ao diálogo online, ou seja, ainda não adquirirama chamada personalidade eletrônica. Muitos alunos ainda não aprenderam a estudar
longe do professor, e para suprir esta ausência estão no pólo os tutores. A simples presença do tutor no pólo motiva o aluno de ir até o pólo.

Na maioria das vezes o tutor ouve, aconselha e estuda com os alunos, mas em alguns casos os alunos só precisam falar e saber que tem alguém ali ouvindo e suprindo o lado afetivo de que o ser humano precisa e que o computador não tem para oferecer. Outra função que o tutor tem que assumir é o da cobrança constante do comprometimento com o tempo de estudo que o educando deve dedicar á sua
formação. 

Enfim, ser tutor é crer e demonstrar que é possível vencer mesmo em meio as dificuldades que existam na educação a distancia, pois quando se buscar construir o novo é necessário ter obstáculos para conseguir vence-los.

(Os videos a seguir demonstram os conceitos sobre o desempenho de ser um tutor e foram extraídos do canal youtube de profissionais que atuam como tutores).



O "ser " tutor...




Muitas postagens virão...Continuem acompanhando este blog e sua opinião é muito importante para construirmos uma aprendizagem colaborativa e cooperativa.





"TULIO ITALO"










Um comentário:

  1. Olá Túlio!
    Gostei muito sobre seu relato como tutor, sobre o que você descreveu das ações de um tutor!
    Abraço
    Regina Célia

    ResponderExcluir