segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Compartilhando exemplos vivenciados na EaD: a base da dialogicidade de Paulo Freire

 

UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 03 - Atividade de Blog: 
Compartilhando exemplos de cada um dos elementos (amor, humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico) com situações reais ou algo chamado atenção sobre os elementos de dialogicidade de Paulo Freire.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Tulio Italo da Silva Oliveira
Data: 25/11/2013

"Extraída de um artigo da Scielo (Revista de Enfermagem),2012"


  Antes de iniciar a discussão encontrei esta figura bastante interessante, pois relaciona os elementos de dialogicidade de Paulo Freire com a EaD, através da comunicação e intercomunicação entre os polos presenciais. A partir dai, observa-se esta interação que traz benefícios quando se aplica verdadeiramente o que é estudado na teoria.
 Um ponto muito importante desta temática abordada está ligado aos elementos de dialogicidade de Paulo Freire. Como pode-se definir e caracterizar estes pilares de Paulo Freire?A seguir descreverei situações estratégicas a cerca destes elementos.
  • É como pensar em educação sem o amor, amor que deve estar nas atitudes do professor- tutor, pois aquele que ama o que faz, faz com maior dedicação e obtém exitos, assim como a  afetividade. Quando o "tutor" ama o que faz os alunos logo percebem e tem o incentivo a reproduzir a mesma didática. Na EaD esse comportamento afetuoso pode ser expresso através de emotions, caixa alta, repetição entre outros elementos desta forma tanto o tutor como os próprios alunos podem demostrar seus sentimentos e emoções como se estivessem em uma aula presencial.
  • Outro elemento bastante explícito da filosofia de Paulo Freire é a humildade. O  uso indispensável deste pilar está relacionado com  a aprendizagem, pois fica muito difícil haver uma troca quando um dos atores se põe em lugar de superioridade em relação ao outro. Não ocorre crescimento quando um se opoe ao outro, em termos de conhecimento (de quem sabe mais ou exalta-se de que tem o melhor conceito de algo).  Na EaD essa humildade também é indispensável, pois quando um tutor se mostra de forma arrogante com o intuito, muitas vezes, de menosprezo com os alunos ocorre um bloqueio de conhecimento e até mesmo de experiência para o tutor , pois neste caso não houve evolução nem aprendizado. Ao contrário existem tutores que sao mais humanos e que respeitam ,ajudam e aconselham de forma honesta e profissional os alunos e a partir desta metodologia aplicada ocorre o crescimento mútuo considerado como meta para um melhor rendimento.
  • Vivenciamos em nosso cotidiano um pilar muito importante  onde é a busca incesante, mesmo parecendo impossível. É a  esperança, elemente fundamental para a educação dialógica,pois é a que nos move, é o que nos faz  lutar pelos nossos ideais na busca do conhecimento "novo",querendo alcançar descobertas acreditando que é possível obtê-lo.
  •  Com relação ao próximo fator dialógico o pensar crítico mostra a busca pelo entendimento, pois  ocorre o contraste entre o adquirir conhecimento enquanto ainda existem alunos e profissionais da educação que não se renovam através de estudos aplicados a sociedade e continuam alienados. Na EaD esta barreira é interposta em nosso dia-a-dia, incentivando os alunos (futuros profissionais que poderao está atuando na EaD como professores tutores) a irem em busca da produção do seu próprio ponto de vista, da autoavaliação ou até mesmo do seu próprio conhecimento utilizando as ferramentas dos ambientes virtuais ou presenciais.  A velocidade do mundo está  aumentando de forma que temos o dever de acompanhar e treinar nossos alunos a também entrar no ritmo em "tempo real" e encaixar-se no modelo imposto na EaD, por exemplo, a fim de obter êxito.

   Por isso, devemos compreender estes elementos como chave de uma boa comunicação em todas as áreas, a fim de aplicá-los na prática cotidiana como forma de adquirir conhecimento.



2 comentários:

  1. Olá caro Túlio!
    Gostei muito do seu texto, sobre o que você relatou sobre os pilares de Paulo Freire!Achei de uma sensibilidade incrível, principalmente quando você relata que devemos colocar em prática o que Paulo Freire construiu!Parabéns pelo blog!
    Abraços
    Regina Célia

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