terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Chat: aplicação no ensino superior e seus beneficios!


Demonstração da tela de uma sala de chat no ambiente virtual.
 O assunto sobre chats é muito importante, principalmente, como ferramenta aplicada aos dias de hoje em ambientes virtuais e presenciais. O  processo educativo é essencialmente comunicativo, por ser realizado sempre por meio do ato comunicativo entre os docentes e os discentes. Por isso, tanto na educação presencial quanto na educação a distância, a comunicação é um problema pedagógico a ser resolvido.
  
No âmbito da  Educação a Distância (EaD), a interrelação entre os docentes e os discentes é estabelecida de modo fundamental por meio da linguagem escrita, diferentemente da prática educativa realizada no ensino presencial, em que prevalece a comunicação oral. Convém ressaltar que, as linguagens oral e escrita têm características distintas relacionadas com a estrutura e a forma da comunicação, que podem ser consideradas como fatores relevantes para se pensar sobre o problema pedagógico proposto neste texto, qual seja a promoção de processos comunicativos que favoreçam a comunicação cooperativa. 

No caso da comunicação mediada pelo computador (CMC), desde os elementos peculiares à linguagem até os elementos estéticos, podem-se problematizar as interlocuções entre os docentes e os discentes. Tal problema suscita a sensibilidade e a reflexão pedagógica docentes. É partindo da hipótese de que, o uso de 
interfaces de comunicação síncrona em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem potencial para favorecer o processo de construção e socialização do conhecimento, que nos propomos a discutir sobre o problema identificado e algumas alternativas para solucioná-lo. Como, por exemplo, destacamos o uso de 
interfaces de comunicação síncrona, especialmente, do chat, e a possibilidade que ele tem de se constituir como recurso pedagógico que favoreça a aprendizagem e o êxito dos discentes em processos de ensino a distância.

De acordo com pesquisas bibliográficas, o termo “chat é um meio de comunicação dentre numerosos outros que utilizamos no dia a dia com os quais já estamos habituados”. Do seu ponto de vista, há uma diferença entre os chats em termos de recursos multimeios (combinação sincronizada de som, imagem, texto e animação), de modo que podemos dividi-los em três grupos: videoconferência - vídeo interativo bi ou multilateral; voice chat ou serviço de audioconferência .O chat educacional apresenta vantagens em relação a outras interfaces educacionais por possibilitar uma comunicação mais interligada uma com as outras. Segundo pesquisadores desta área a comunicação síncrona permite os participantes trocarem mensagens em tempo real, ou seja, o que é digitado na tela é visto simultaneamente pelos outros participantes. Porém, não se trata, pois, de um modelo de comunicação emissor/receptor, devido à ênfase à ideia de “sujeito comunicante” - sujeitos enquanto participantes do ato comunicativo.

O chat, então, é um espaço de comunicação on-line, onde docentes e discentes se encontram para construir conhecimentos. Tal construção ocorre por meio das relações interativas de ensino e aprendizagem estabelecidas entre eles. No entanto, como se trata de uma forma de interação que ocorre, mais precisamente, por meio da escrita, a comunicação por computador traz diversos desafios, visto que, se por um lado, o chat potencializa a interação, por outro, também torna maiores as probabilidades de mal entendidos e “relações que reproduzam assimetria das relações comumente existente no domínio pedagógico.

"Chat: uma ferramenta benéfica a sociedade com grandes desafios a serem vencidos."



  Este link consta um arquivo em .pdf  de muito valor educacional para o aprendizado sobre os chats na educaçãoDesafios mediados pelo computador: CHAT












Nenhum comentário:

Postar um comentário