quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como aprender Química em colaboração? Estudo de caso na EaD

Boa Tarde a todos!

Alunos da modalidade Ead utilizando
a aprendizagem colaborativa.
Fonte: http://www.positivo.com.br
  Mais uma postagem aqui para discutir sobre um assunto relacionado a Aprendizagem do aluno na Educação a Distância (EaD). Como podemos aprender Química através da EaD com professores, alunos e colaboradores? Esta questão enquadra-se no estudo da aprendizagem colaborativa. 
   O uso das novas tecnologias no ensino determina uma grande alteração nas formas de apresentação de conteúdos (gramática do visual) e de interação entre alunos, professores e material produzido.
  Grande parte dos ambientes virtuais criados para o ensino a distância possui ferramentas de comunicação síncrona (salas de discussão) e assíncrona (listas de discussão, fóruns, quadros de avisos). Estes recursos favorecem o sucesso do processo de aprendizado, pois desenvolvem um sentimento de comunidade/apoio essencial para programas de ensino que contemplem o aprendizado colaborativo como estratégia pedagógica.1
    De acordo com artigos da literatura, a expressão “aprendizado colaborativo” refere-se a um método de instrução/aprendizagem no qual os estudantes trabalham juntos, em pequenos grupos, em torno de um objetivo comum. Os alunos são responsáveis pelo aprendizado uns dos outros, de modo que o sucesso de um ajuda no sucesso dos outros.2
    Então, para vc, jovem cientista, a aprendizagem colaborativa torna-se um modelo educacional aplicado a EaD? Muitos são os questionamentos a cerca desta temática onde avalia o poder de influência do professor tutor no processo de aprendizagem do aluno semipresencial.
   Selecionei alguns vídeos que circulam na internet e percebi como o tema é conhecido em debates por emissoras educacionais.Os dois primeiros vídeos mostram uma entrevista muito enriquecedora com um professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor na área de educação a distância discutindo as novas tecnologias  aplicadas á educação e quais os impactos causados na sociedade. Vale a pena assisti-los!
Parte 1

Parte 2

O próximo vídeo é bem interessante como forma motivacional para se utilizar a metodologia da aprendizagem colaborativa em nosso meio e quais os passos importantes a serem tomados para obter sucesso neste novo método educacional.


   Aproveitem essa postagem para pesquisar mais ainda sobre o tema e conhecer o mundo virtual aplicado a educação a distância. Através da visita a este blog comentem  com sugestões e divulguem para amigos e conhecidos que têm interesse pela área. 
Bons Estudos!


2 GOKHALE, A.A. Collaborative Learning enhances critical thinking. Journal of Technology Education, 7(1):22-30, Fall, 1995.


"Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão." Sl.109:30



Um comentário:

  1. Oi Túlio!

    Parabéns pela postagem, realmente nos dias de hoje em que a informação se processa rápido demais e todos estão na onda do compartilhamento de informação, é impostante uma aprendizagem colaborativa!

    Abraços, Karine

    ResponderExcluir