segunda-feira, 29 de outubro de 2012

QUÍMICA E POLÍTICA...

Ola, jovens cientistas!!

  A política passou, porém não estamos livres deste momento.O porquê está relacionado com a grande onda de poluição tanto visual quanto sonora que se alastrou durante esses 3 meses de campanha política. A inserção da Química neste contexto está relacionada com a  Poluição Ambiental
  Ao passar pelas ruas da cidade pode-se observar o grande espalhamento dos materiais de campanha com papéis, plásticos, tecidos dentre as diversas variedades de publicidade que foram utlizadas. Com isso sempre vem as indagações: Quais os destinos desses materiais?
                                         Será que estes podem ser reaproveitados? 
                                        Quanto tempo  leva a decomposição desses materiais?

  O problema do lixo só será minimizado quando houver uma redução na produção de lixo, através de campanhas educativas, além de reaproveitamento de materiais e maior prática de reciclagem.
  O que se descarta sem maior preocupação, todos os dias, em qualquer lugar, só não deixa a Terra soterrada de dejetos graças as bactérias, fungos, leveduras e outros microorganismos. Esses se alimentam da matéria orgânica do lixo, transformando os compostos mais complexos em compostos mais simples, que são devolvidos ao meio ambiente.
  O tempo de decomposição depende do tipo de lixo e de outros fatores, como o calor e a umidade do solo, que tornam a decomposição mais rápida; por outro lado, terrenos ácidos e águas limitam a capacidade de desenvolvimento dos microorganismos, tornando a biodegradação muito lenta. Os ácidos, as substâncias tóxicas e os metais pesados, como por exemplo, o chumbo, prejudicam os microorganismos, podendo até matá-los.
  Muitos materiais podem ser reaproveitados. O plástico, o vidro, o papel e os metais podem ser reciclados e transformados em produtos novos, com um custo bem mais baixo ao consumidor. Por isso, prefira sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica e utilizam menos recursos naturais não-renováveis para a sua fabricação.1
  A Tabela abaixo mostra o tempo que cada material leva para se decompor:



 Fonte: 1.<http://wmnett.com.br/quimica/reciclagem-de-lixo/> .Acesso em 29.10.2012

O vídeo abaixo mostra a situação pós-eleição na cidade de São Bernardo dos Campos -SP. Os idealizadores que vincularam na internet denunciam a vasta poluição com materiais de campanhas publicitárias gerando um risco para o meio ambiente em esgotos e bueiros podendo ocasionar outros transtornos agravantes.


O nosso meio ambiente necessita de alternativas POSITIVAS que venham a reconstruir o nosso habitat que tanto está desgastado. A sua ajuda será significativa para este ato de preservação ambiental.

Boa leitura e reflitam para a melhoria do nosso país...

Bons Estudos...

"Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." Sl. 91





Nenhum comentário:

Postar um comentário