sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Educação a Distância": Conceito e Realidade...



   Caros colegas!!!
   Mais uma postagem com uma temática muito interessante relacionada a Educação a Distância (EaD). Alguns ainda não conhecem criticando o método e outros elogiam este tipo de modalidade e acreditam em um futuro promissor para esta metodologia.O video acima mostra a visão do publico com relação ao novo tipo de ensino que vem avançando em nosso pais.
   Afinal, o que é e como funciona a  EaD? Aplicando a nossa área de Quimica como é possivel?
   De acordo com a literatura, educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
   É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
  Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada. 

 "Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação."1   

Em breve postarei outros documentários a respeito da EaD focando a área de Quimica.
                                                                                                                

 1 LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário