terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ações de um Tutor!

UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01- B - Atividade de Blog: 
Ações de planejamento de um tutor e os passos antes, durante e depois da disciplina.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Tulio Italo da Silva Oliveira
Data: 29/10/2013

(Fonte: Blog da internet)
O acompanhamento por um tutor na EaD é um passo crucial para que o aluno possa persistir durante a caminhada e para isso ações precisam ser tomadas com intuito de aprimorar a metodologia. Os tutores apresentam uma formação que  inclui os fundamentos, a construção e estrutura acerca do sistema de EaD, a fim de sustentar as bases pedagógicas da aprendizagem sobre o comportamento dos discentes. Inclui ainda os procedimentos de investigação e confecção de materiais didáticos nas mais diferentes mídias. O tutor deve possuir habilidades de comunicação, competência interpessoal, liderança, dinamismo, iniciativa, entusiasmo, criatividade, capacidade para trabalhar em equipes etc.
Em um ritmo acelerado em que vivemos e nesta sociedade plural e multicultural e em evolução acelerada cabe às instituições educativas atender às necessidades dos alunos, respeitando suas limitações e compensando as desigualdades por meio de auxílios qualitativos, contextualizados e direcionados a uma visão psicopedagógica contínua.
A figura do tutor deve situar-se numa posição estratégica, já que seu desempenho central é atuar como mediador entre currículo, interesses e capacidades do jovem agora e, no futuro, professores, pais e alunos; alunos entre si e nos processos de ensino-aprendizagem.

Para que se concretize as ações didáticas para um tutor é necessário que:
  • No primeiro encontro com o aluno, o tutor deve expressar uma atitude de excelente receptividade para assegurar um clima motivacional de entendimento pleno;
  • Em seguida, informar o estudante sobre a estrutura e o funcionamento do sistema de EaD, dos meios didáticos utilizados e sistema de avaliação, etc. Comentar, ainda, o sentido e o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem em EaD;
  • Analisar, com o estudante, os níveis de responsabilidade dos professores-tutores e de suas contribuições em diferentes atividades para garantir um processo de aprendizagem individual consistente;
  • Diferenciar para o estudante as funções de tutoria e de tutoria presencial, já que o sistema de EaD foi planejado para promover auxílio aos alunos que não podem realizar presencialmente o curso devido a vários  fatores sócio-econômicos.
  • Após o semestre letivo os tutores passem a analisar em uma forma panoramica tudo que aconteceu e, principalmente, continuar a interagir com os alunos através de blogs, emails, encontros nos polos quando possível para que se possa ver o crescimento além da disciplina.
  • Ser tutor ágil, incentivador e intermediador faz toda diferença em todos os estágios de uma disciplina para os alunos.

"Ser tutor é ter ação de conquistar resultados onde se
 existe grande dificuldade na Educação a Distancia (EaD)"





3 comentários:

  1. Olá Túlio, parabéns pelo blog! Concordo com as habilidades, que o tutor deve ter, que você enumera em seu post. Realmente a motivação dos tutores influenciam bastante os alunos de EaD. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Túlio, ficou muito bonito e rico de informações seu blog.
    Abraços
    Fabíola Odete

    ResponderExcluir
  3. Túlio, Parabéns seu blog ficou muito interessante, gostei muito do seu comentário.
    Nayara Syndel

    ResponderExcluir