UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01- B - Atividade de Blog:
Ações de planejamento de um tutor e os passos antes, durante e depois da disciplina.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Tulio Italo da Silva Oliveira
Data: 29/10/2013
(Fonte: Blog da internet) |
Em um ritmo acelerado em que vivemos e nesta sociedade plural e multicultural e em evolução acelerada cabe às instituições educativas atender às necessidades dos alunos, respeitando suas limitações e compensando as desigualdades por meio de auxílios qualitativos, contextualizados e direcionados a uma visão psicopedagógica contínua.
A figura do tutor deve situar-se numa posição estratégica, já que seu desempenho central é atuar como mediador entre currículo, interesses e capacidades do jovem agora e, no futuro, professores, pais e alunos; alunos entre si e nos processos de ensino-aprendizagem.
Para que se concretize as ações didáticas para um tutor é necessário que:
- No primeiro encontro com o aluno, o tutor deve expressar uma atitude de excelente receptividade para assegurar um clima motivacional de entendimento pleno;
- Em seguida, informar o estudante sobre a estrutura e o funcionamento do sistema de EaD, dos meios didáticos utilizados e sistema de avaliação, etc. Comentar, ainda, o sentido e o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem em EaD;
- Analisar, com o estudante, os níveis de responsabilidade dos professores-tutores e de suas contribuições em diferentes atividades para garantir um processo de aprendizagem individual consistente;
- Diferenciar para o estudante as funções de tutoria e de tutoria presencial, já que o sistema de EaD foi planejado para promover auxílio aos alunos que não podem realizar presencialmente o curso devido a vários fatores sócio-econômicos.
- Após o semestre letivo os tutores passem a analisar em uma forma panoramica tudo que aconteceu e, principalmente, continuar a interagir com os alunos através de blogs, emails, encontros nos polos quando possível para que se possa ver o crescimento além da disciplina.
- Ser tutor ágil, incentivador e intermediador faz toda diferença em todos os estágios de uma disciplina para os alunos.
"Ser tutor é ter ação de conquistar resultados onde se existe grande dificuldade na Educação a Distancia (EaD)" |
Olá Túlio, parabéns pelo blog! Concordo com as habilidades, que o tutor deve ter, que você enumera em seu post. Realmente a motivação dos tutores influenciam bastante os alunos de EaD. Abraço!
ResponderExcluirParabéns Túlio, ficou muito bonito e rico de informações seu blog.
ResponderExcluirAbraços
Fabíola Odete
Túlio, Parabéns seu blog ficou muito interessante, gostei muito do seu comentário.
ResponderExcluirNayara Syndel