terça-feira, 30 de outubro de 2012

Plágio Acadêmico: conhecendo a verdade dos fatos!!!

Olá, grandes cientistas!!!

   Estou aqui para publicar e enriquecer ainda mais este blog um tema bastante interessante e CRÍTICO.
  Muitas vezes já ouvimos, assistimos este assunto comentado por diversas formas. É comum em nossa sociedade ver a prática dos Crtl + C e Crtl + V. São várias as oportunidades que a internet oferece para quem quer simplesmente copiar o trabalho alheio.
   Alguns podem até justificar que  “foi só um texto com poucas linhas ou trechos parecidos”. Sim. Um "textinho". E daí? Poderia ter sido uma frase. Um círculo ou geometria qualquer, até mesmo uma passagem em branco, mas tem um autor que se dedicou para essa publicação! Tudo é uma questão de respeito, mas isto nem todos praticam ou sequer sabem o que significa.
  A prática de plágio tem sido comum em diversas publicações científicas, tanto em estudos presenciais quanto em Educação a distância (EaD), de acordo com estudo publicados em revistas especializadas. O trecho de um artigo, oriundo de um congresso,  retrata a realidade presente em um ambiente virtual:
"O plágio de trabalhos escolares sempre foi um motivo de grande preocupação
dos professores do ensino presencial e, nos dias atuais, do ensino a
distância também. Hoje, o ato de plagiar exige menos esforço dos plagiadores,
uma vez que simples operações de mouse e de teclado para copiar e colar
automatizaram o processo da ”cola”. Mas se por um lado o computador e a
Internet facilitaram a prática do plágio, por outro, podem tornar-se importantes
aliados para inibi-la." (Oliveira, 2008).
  Hoje, já existem sistemas privados que  detectam plágios automaticamente. Entre eles destaca-se o Turnitin (http://www.turnitin.com), que é um sistema totalmente online, que pode,inclusive, ser integrado a Ambientes a distância como o Moodle(http://www.moodle.org) e o WebCt(http://www.webct.com).
    Os vídeos a seguir mostram os conceitos aplicados aos plágios acadêmicos e um grande debate em uma emissora local com especialistas da área.
    Vamos conhecer sobre esta prática e ,com isso, aprendendo ainda mais alternativas de como combatê-la.

Conceitos aplicados ao plágio

Debate com especialistas sobre o plágio acadêmico




Oliveira, M.G.;Oliveira, E.Uma Metodologia para Deteção Automática de Plágios em Ambientes de Educação a Distância. In: Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância, Gramado, Rio Grande do Sul: UFS, 2008.

Bons Estudos!!!

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Sl.91: 11

Um comentário:

  1. A internet hoje é uma grande ferramenta para quem é pesquisador nos dias atuais. Porém perde-se autonomia para expressao opinião e agir com senso crítico quando se pode usufruir de tanta informação na rede. O plágio é crime e coisa séria!!

    ResponderExcluir